Melhores álbuns de Dio escolhidos pelo All That Metal

segunda-feira, 13 de maio de 2013


Inicialmente, esse post foi projetado para ser mais um Top 5 tradicional como postamos regularmente. Mas ao consultar os colaboradores do ATM, chegamos a uma lista maior do que o esperado. Isso deve-se ao fato de Ronnie James Dio ter uma discografia realmente extensa e todos na equipe possuem gostos diferentes. Cada um da equipe indicou seus 3 álbuns favoritos e o resultado você confere logo abaixo.



Álbuns mencionados


Alguns dos álbuns mencionados e que receberam poucos votos incluem:
  • Rainbow - Rising (1975)
  • Dio - Sacred Heart (1985)
  • Dio - Killing The Dragon (2003)
  • Dio - Master Of The Moon (2004) 



Mob Rules (1981) x Dehumanizer (1992): empate técnico


O Black Sabbath com Dio nos vocais sempre foi um caso a parte, tanto que é normal algumas pessoas gostarem apenas de seu período na banda. "Mob Rules" e "Dehumanizer" são marcos do Heavy Metal! Dio fez história ao lado de Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Appice com esses dois trabalhos. Ao mesmo tempo, eles também registram as duas saídas dele do Sabbath. A primeira, na verdade, após a turnê de "Mob Rules", devido a discussões durante a pós-produção de "Live Evil". Enquanto "Dehumanizer" foi um álbum que marcou a volta de Dio e Appice para a banda. O problema é que a turnê de divulgação do álbum coincidiu com os shows de "despedida" de Ozzy Osbourne. O Black Sabbath deveria abrir um desses shows, mas Dio não gostou nem um pouco da situação e saiu da banda novamente, retornando apenas na década seguinte, quando a banda aderiu o nome Heaven And Hell.




Heaven And Hell (1980)

Apesar dos álbuns do Sabbath supracitados serem muldialmente reconhecidos pelos fãs como grandes clássicos, nada compara-se a "Heaven And Hell". A estréia de Dio nos vocais da banda inglesa foi quase a formação de um supergrupo dos anos 80, renovando a sonoridade da troupe de Iommi, que estava lançando trabalhos muito aquém do seu padrão de qualidade.
Existem muitos fatos curiosos em volta desse álbum. Um deles é que Geezer Butler foi creditado como um dos compositores de todo o álbum, sendo que ele esteve fora da banda durante o processo de composição. Inicialmente, Geoff Nicholls deveria ser o baixista do álbum, mas retornou aos teclados (função que desempenhou para a banda de 1979 até 2004) assim que Butler decidiu voltar para a banda. A única canção que Butler realmente participou da composição foi "Neon Knights", última música gravada em "Heaven And Hell". Existem também alguns boatos de que ele nem gravou as linhas de baixo de "Heaven And Hell", o que já foi comprovado como uma informação falsa.
Outra curiosidade envolvendo "Heaven And Hell" é a sua capa. Ela foi criada pelo artista Lynn Curlee e trata-se de uma pintura chamada "Smoking Angels". Curlee fez apenas duas capas de álbum durante toda a sua vida, sendo a primeira para o Blue Öyster Cult. Ele foi procurado pela banda quando estavam em busca de uma nova capa, pois a primeira opção apresentada não agradou os integrantes. Curlee ofereceu para a banda a capa que todos conhecemos e "Heaven And Hell" entrou para a história. Segundo o próprio artista, o anjo que está a direita na capa teve sua asa cortada para encaixar-se no tamanho certo do disco. 







Holy Diver (1983)


Quase uma unânimidade em nosso grupo, "Holy Diver" foi escolhido como o melhor álbum de Dio entre os colaboradores do ATM. O debut solo do baixinho foi lançado em 1983, surpreendendo a todos e estabelecendo de vez o seu nome na história da música pesada. "Holy Diver" é um daqueles lançamentos que marcaram época, presente em qualquer boa lista de álbuns mais influentes do Heavy Metal. Se você ainda não escutou esse álbum (ou seja, você é um alienígena, certo?), não passe vergonha na frente dos amigos e procure por ele agora mesmo. 
Algumas curiosidades sobre "Holy Diver":
  • O álbum ganhou disco de ouro nos Estados Unidos no ano de 1984. Cinco anos depois, ele alcançou a marca necessária para obter disco de platina. Na Inglaterra ele obteve disco de prata, com 60 mil cópias vendidas, ao mesmo tempo que seu sucessor, "The Last In Line", em janeiro 1986.
  • O 'mascote' dos álbuns de Dio, chamado Murray, fez sua primeira aparição em uma capa de álbum com "Holy Diver". Murray está presente em várias capas de álbuns do vocalista. Inclusive, esse álbum em específico teve uma das capas mais polêmicas da carreira de Dio, com o diabo Murray assassinando um padre. O logo de Dio também fez polêmica, pois se você virar ele de cabeça para baixo pode ver algo semelhante a "Devil" ou "Die", mas segundo o próprio vocalista isso é apenas uma coincidência.
  • Sua versão original em vinil contém várias fotos dos tempos de Rainbow e Black Sabbath no encarte do disco.
  • A Universal Music Group relançou o álbum no ano passado com um CD bônus. O material extra inclui o b-side "Evil Eyes", versões ao vivo de "Stand Up And Shout" e "Straight To The Heart", e 6 canções gravadas em um show de outubro de 1983.
  • Músicas de "Holy Diver" já foram parar em jogos de vídeo game também: a faixa título aparece em Grand Theft Auto: Vice City Stories; "Rainbow In The Dark" é uma das canções de Rock Band 3.
  • "Holy Diver" também está presente em um episódio da terceira temporada de South Park, chamado "Hooked on Monkey Fonics". Dio afirmou que achou a paródia muito engraçada e ficou contente por sua homenagem não ter sido semelhante a de músicos como Ozzy Osbourne, Elton John e Rod Stewart, que foram, de certa forma, ridicularizados pelo programa de animação.





Chegando ao fim da matéria, essa é a nossa lista de álbuns favoritos de Dio. De uma maneira geral, optei por comentar os álbuns com mais curiosidades e outros assuntos que poucas vezes são lembrados. Pois musicalmente falando, todos eles são obrigatórios a qualquer fã de Heavy Metal. Fiquem atentos, ainda essa semana tem muitas matérias sobre o Dio e seu incrível legado. Stand up and shout!


Nenhum comentário:

Postar um comentário